Agora o Blues com Z é 100% Blues Brasil.
Essa é nossa mais nova iniciativa para divulgar e incentivar o gênero no país.
De Norte a Sul do Brasil o Blues é praticado e estamos abrindo espaço para todo brasuca que queira expressar seu feeling Blues.
Continuamos com os bate-papos. Toda semana um nome ou uma banda nacional para nos contar como é fazer Blues por aqui.
"....O velho Blues não tem formato, nem receira, nem religião,a cor da pele não se mete nisso..."




Seja bem-vindo, o blues vai rolar! E como dizia o mestre Muddy Waters, "pedras que rolam não criam limo".


12 de fevereiro de 2008

Programas de Blues



Depois de 17 anos fazendo programas de Blues em rádios convencionais, ter criado o 1o programa específico de Blues da TV brasileira (Rota do Blues) - SECTV Canal 44 UHF, Mogi Mirim SP - e agora, na internet, na Zero Rádio Web www.zeroradio.com.br com o Blues com Z, achei interessante colocar em discussão este assunto: Onde estão os programas de Blues?
É sabido que a mídia convencional hoje em dia, em raríssimos casos, não abre espaço para a diversidade da cultural musical, principalmente as chamadas grandes redes que estão mais preocupadas com a quantidade do que qualidade - compra/usa/joga fora. É público e notório a existência do "jabá", onde quem paga, toca... e, o anunciante, claro, investe seu capital no gosto duvidoso e quantitativo, afinal seu produto vai ser ouvido por muito mais gente, não importando se tem qualidade ou não. A ditadura cultural e econômica é o que prevalece.
Encontramos exceções nas rádios educativas ou de instituições públicas que ainda prezam pela diversidade musical. Um bom exemplo é a USP FM, 97,3, São Paulo www.radio.usp.br.
A Internet é hoje o grande espaço democrático real existente, onde não só encontramos tudo que procuramos como também podemos criar e dizer aquilo que queremos, sem pedir licença. Você é livre para clicar!
Em relação aos programas de Blues, além do nosso Blues com Z, podemos encontrar diversos do gênero, uns mais novos outros mais antigos, cada um com seu formato e proposta, mas todos com um único objetivo: divulgar o Blues, gênero musical secular e universal.
Não conhecemos ainda todos os programas existentes ou aqueles que destacam o gênero (vamos sugerir alguns na seqüência), mas, os que conhecemos nos deixam extremamente felizes pelo simples fato de existirem e estarem empunhando a mesma bandeira que nós. Não podemos cair na armadilha capitalista da competição pura e simples, da vaidade exacerbada de alguns que se acham melhores que outros ou pensam que são os inventores da arte. Este não é o caráter do Blues. Precisamos sim nos fortalecer e criar uma "mídia blues livre" em benefício de TODOS: músicos, produtores, comunicadores, apreciadores, fãs e, conseqüentemente, mostrarmos para os investidores que a cultura bluesy existe e merece, não só sobreviver, mas ter condições de apresentar toda sua riqueza de valores.
E mais, ficamos na torcida para que surjam outros programas que falem sobre o Blues e que, todos juntos, possam abrir cada vez mais espaço para uma infinidade de talentos existentes no país, que muitas vezes acabam mudando de rumo em busca da sobrevivência.
Confira abaixo alguns programas de Blues na mídia convencional e na Internet feitos no Brasil.

Blues Na Veia - www.bluesnaveia.com
Blues Power - www.radio.usp.br
Tambor (não é um programa específico de Blues) www.radio.usp.br
Madrugada Blues - http://www.unisinosfm.com.br/
Barbearia de Blues - www.ufmg.br/online/radio

Se você conhece um bom programa de Blues, deixe o endereço no nosso Z Chat, aqui ao lado, será um grande prazer conhecê-los e apresentá-los a todos.
Deixe seu comentário e ajude-nos a manter viva a chama do Blues.

Por Edu Soliani

Nenhum comentário: