Agora o Blues com Z é 100% Blues Brasil.
Essa é nossa mais nova iniciativa para divulgar e incentivar o gênero no país.
De Norte a Sul do Brasil o Blues é praticado e estamos abrindo espaço para todo brasuca que queira expressar seu feeling Blues.
Continuamos com os bate-papos. Toda semana um nome ou uma banda nacional para nos contar como é fazer Blues por aqui.
"....O velho Blues não tem formato, nem receira, nem religião,a cor da pele não se mete nisso..."




Seja bem-vindo, o blues vai rolar! E como dizia o mestre Muddy Waters, "pedras que rolam não criam limo".

28 de setembro de 2007

ROTA DO BLUES 2008

Em fase de reformulação, o programa (*) ROTA DO BLUES aguarda os últimos detalhes para definir a data de retorno. Muitas novidades estão por vir e o amante de blues terá, novamente, seu espaço para ver os velhos e os novos bluseiros em ação na telinha da TV.

(*) O ROTA DO BLUES é o primeiro programa de blues da TV brasileira e, depois de um ano e meio na SEC TV Canal 44 UHF, Mogi Mirim SP, todo sábado às 2 da tarde, produziu 72 (dvds) edições e você pode adquirí-las através de: edusoliani@zipmail.com.br . Conheça também o site do programa http://www.rotadoblues.com.br/

27 de setembro de 2007

Poster e reprise do Blues com Z

Este é o novo poster informativo do Blues com Z.

É HOJE, às 21 horas, reprise da estréia do programa. Mesmo com uma série de problemas de comunicação, o programa saiu.

A segunda edição (01/10/07) está publicada na integra aqui no blog com um mini perfil das 19 atrações, dividido em cinco blocos: 01. A voz feminina no blues.

02. O Blues Britânico.

03. Delta Blues/Country Blues/Guitar Slide

04. Clássicos do Blues - Red House

05. Blues Rock

Confira!

Divirta-se!!!!!!!

Atração 01/10/07

05. Blues Rock

d) John Campbelljohn - Cantor e guitarrista canadense tem em Son House e Muddy Waters, suas maiores influências. Começou a tocar guitarra aos 14 anos. Gravou seu primeiro disco em 1993 "How Does It Feel?", muito bem recebido pela crítica especializada do Canadá e EUA. O segundo, "Hook Slide + Sinker" (foto) de 2000, recebeu rasgados elogios da Revista Rolling Stones americana. Em 2006, lançou o "World is Crazy".

Atração 01/10/07

05. Blues Rock

c) Mike Henderson & Bluebloods - Guitarrista, cantor e gaitista de Nashiville estreiou com o disco, "Edge of Night" em 1994. Em pouco tempo ficou conhecido na comunidade country blues do país. Já dividiu palco e gravou com Stevie Ray Vaughan (1990, em Wisconsin), Emmylou Harris, Mark Knopfler, Lonnie Mack e Johnny Cash entre outros. Em 1999, saiu o disco "Thicket Than Water" (foto), considerado o melhor, até então. Em 2004, lançou, "The Chiefs", um dvd com suas apresentações.

Atração 01/10/07

05. Blues Rock

b) Dave Hole - Guitarrista australiano de grande reputação na cena do blues mundial. Gravou seu primeiro disco em 1992, "Short Fuse Blues", recheado de slide e clássicos como Purple Haze (Hendrix), Tore Down (Freddie King), Albatroz (Peter Green) e outros. Ano passado, depois de 6 anos sem gravar, lançou o disco "Rought Dimonds"(seu apelido no ínicio de carreira). O Blues com Z vai rolar uma faixa do disco "Working Overtime" (foto) de 1993.

Atração 01/10/07

05. Blues Rock

a) Blues Fools - Banda húngara formada pelo gaitista Mátyás Pribojszki em 1995. Teve grande repercussão em seu país e, logo depois, em toda Europa. O primeiro disco do grupo foi lançado em 1998, "Fools in the Blues" (foto). Em 2004, o gaitista montou a Mátyás Pribojszki Band.

Atrações 01/10/07








04. Clássicos do Blues

Red House (Jimi Hendrix)

O Blues com Z vai destacar os maiores clássicos do blues através de vários intérpretes. Desta vez, destacamos "Red House" de Jimi Hendrix, nas versões de Albert King e Johnny Winter (fotos). Este clássico saiu pela primeira vez em 1967, numa versão de estúdio de 3'49", faixa do disco de estréia de"Jimi Hendrix and Experience" (versão inglesa), posteriormente no disco "Blues", numa versão mais extensa, gravado entre 66/70 e lançado em 1994.

Atração 01/10/07

03. Delta Blues/Country Blues/Guitar Slide

c) Jay Johnson- É considerado pela crítica especializada um dos maiores talentos surgidos nos últimos anos. Em 2005, ganhou vários prêmios do Texas Music Awards. Gravou seu primeiro disco em 1999, "Images"(foto). Além da música country, Johnson passeia, com rara habilidade, pelas raízes do blues.

26 de setembro de 2007

Atração 01/10/07

03. Delta Blues/Country Blues/Guitar Slide

b) Paul Booth Johnson - Ex motorista de caminhão (18 anos) e ex piloto "Top Gun"(8 anos) em AIT em Fort Bliss, TX, o guitarrista de Minnesota Paul Booth, divide o elétrico e o acústico com a mesma capacidade. Começou a tocar aos 10 anos e, depois de longa trajetória, tem apenas uma coleção de singles em seu site.

Atração 01/10/07

03. Delta blues/Country Blues/Guitar Slide

a) Michael J. Hartman (foto)- Son House, Charlie Patton, Robert Johnson, John Hammond, Mississipi Fred MacDowell. Essas são algumas influências de Michael J. Hartman, músico da nova geração acústica do blues. Começou a tocar aos 16 anos de idade sob a influência de Jimi Hendrix, mas preferiu ser um músico acústico. Gravou seu primeiro álbum em 2000, "When I Think of Ramblin" e, no ano seguinte, o segundo,"Slidin' Delta Blues", com versões de seus grandes mestres intercaladas com músicas próprias.

Atração 01/10/07

02. O blues britânico

b) Manfred Mann Blues Band - Grupo formado em Londres (1962) pelo sul-africano, Manfred Lubowitz e o baterista inglês Mike Huggs, no início da chamada Invasão Britânica no blues. Pianista clássico, Lubowitz saiu de Johannesburg em 59, fugindo do regime Apartheid vigente na época. Originalmente, o grupo se chamava Mann-Huggs Blues Brothers. Em 63, passam a se chamar Manfred Mann Blues Band, sugestão feita pelo empresário do grupo.O álbum de estréia saiu no ano seguinte, "The Five Faces of Manfred Mann" (foto).Fizeram muito sucesso na Europa e EUA até seu fim, em 1969. A partir de 1970, Ludowitz aderiu o chamado progressive-rock e formou a Manfred Mann's Earth que está na ativa até hoje.

Atração 01/10/07

02. O blues britânico

a) Savoy Brown Blues Band - Grupo inglês formado em 65 pelo cantor Chris Youlden e o guitarrista Henry Simmonds. O primeiro disco da banda foi lançado em 1969 (foto). Em 71, Chris segue carreira solo e deixa a administração da banda nas mãos de Simmonds. O guitarrista assume os vocais e está na ativa até hoje. Já gravaram 29 álbuns e continuam fazendo tournês pelo mundo todo. Em 95, estiveram no Brasil e mostraram que o blues rock inglês está tão bom quanto antes.

Atração 01/10/07

01. Vozes femininas no blues

e) American Gypsy - Muitos artistas usam pseudônimos para seguir carreira. É o caso de Jodi Jarchow de Wisconsin. O nome foi dado pelo marido, Crhis Jorchow (1952-1996), lider da banda White Buffalo, onde Jodi fazia parte. Com a morte de Chris, Jody seguiu carreira solo e tem dois álbuns: Safe Place (2002) e Let Me Be...Free (2003) e vários singles.

Atração 01/10/07

01. Vozes femininas no blues

d) Alvira Walcott (Staightup Blues Band)

A Straightup é uma banda de blues rock da Florida criado em 1998 por um grupo de amigos. A caracteristica principal deles é valorizar o vocal feminino. A consequência disso é o surgimento de várias ótimas cantoras de blues, caso de Alvira Walcott, que participou do álbum de estréia do grupo, "Blues Inside My Head (foto) lançado em 99. Em 2005, lançaram novo disco já com a cantora Tori Mancenilli.

25 de setembro de 2007

Atração 01/10/07

01. A voz feminina no blues


c) Michelle Ploue ( New Orleans R&B CO.)

A NOR&BC é uma banda de veteranos músicos criada em 1998 para participar do Mardi Gras em New Orleans. Mas o sucesso foi tão grande que, logo no primeiro disco (foto) lançado no ano seguinte, conquistou enorme sucesso na região. Michelle Ploue foi considerada a melhor voz feminina do ano e o grupo ganhou 2 prêmios no Tambalaya Music Awards.

Atração 01/10/07

01. A voz feminina no blues

b) Chris Payton (Oreo Blues)

A Oreo Blues nasceu como um trio em Arkansas criado em 1998 pelo multi instrumentista Brian Crowne, a cantora Chris Payton e o guitarrista Gary Huthchison. A música do trio, além de sua textura de blues, remete ao soul, funk, R&R e rock. Neste ano, lançaram o 7th álbum e, agora, sem a presença de Chris, são um quarteto, com a entrada de Rod Willianson, baixo e Stephen Boudreaux, bateria.

Atrações do próximo programa - 01/10/07

O Blues com Z da próxima semana tem as seguintes atrações:

01. A voz feminina no blues
a) Sandy Ross - Cantora californiana veterana de folk blues com início de
carreira nos anos 60. Começou cantando em cafés de Greenwich Village. Atravessou os 70 como cantora de estúdio da Chappell Music. nas décadas seguintes foi produtora musical na MTV, ATV, Screengems e Filmways. Gravou seu primeiro disco solo em 1995, "Portraits of Innocence" (foto), aos 40 anos de idade. Em 98, saiu o segundo, "Coloring Outside the Lines", com menção de BB King.

Impressões da estréia

A estréia do Blues com Z na Zero Rádio, desta segunda (24/09),foi marcada pela inexperiência e uma surpreendente audiência.
Pelo fato de ter sido a primeira vez e, ao vivo, sentimos enormes dificuldades em nos conectar-mos, em momentos sem a menor noção do que estava acontecendo e, já de cara, nos perdemos no roteiro elaborado. Graças às intervenções de Rony Viana, eu e o Johnny, pudemos mostrar um pouco o que pretendemos fazer. Outra impressão foi o formato dos textos, longos e imprecisos. Nas próximas edições vamos tentar, colher através dos erros, corrigi-los e passar aos nossos "Zeronautas" uma melhor compreensão daquilo que pretendemos falar.
Por outro lado, nossa audiência foi surpreendente.Muitos amigos nos prestigiaram através de e-mails e contatos diretos através do Skype (que nos levou a loucura para podermos registrá-lo). Tivemos audiência de gente espalhado pelo Brasil todo e até dos EUA. Caso do internauta do Tennessee e num estabelecimento do Texas. Nosso blog bombou em visitas e nossas comunidades no Orkut (Blues com Z e Zero Rádio)receberam muitas congratulações.
Daqui para frente vamos arredondando o formato do programa até chegarmos no que possa ser considerado ideal, muita música regada a informações.
O que ficou claro para nós é que, apesar de tudo, tem muita gente que gosta de blues e isso nos dá muita satifação em continuar na luta pela sua preservação.

Foto: George Thorogood que abriu o primeiro programa BLUES COM Z.

24 de setembro de 2007

Boas-Vindas

Para dar boas-vindas aos nossos irmãos de blues, escolhemos um vídeo que nos representa muito. É a apresentação da lenda viva do blues Buddy Guy ao lado do garoto prodígio Quinn Sullivan,de apenas 8 anos de idade, interpretando "Watch Yourself" (Little Walter/Buddy Guy).
A apresentação aconteceu dia 14 de abril, deste ano, no Zeiterion Theater em New Bedford - MA.
Divirta-se.

Buddy Guy & Quinn Sullivan

Nossa estréia

Estréia hoje, às 21 horas, na Zero Rádio Web http://www.zeroradio.com.br/ o Blues com Z, programa de cultura musical que vai mostrar o blues e seus diversos estilos. É mais um espaço para a preservação do blues.
Quero agradecer Johnny Adriani, responsável pelo núcleo de blues da Zero Rádio por ter me convidado para mais esta empreitada em nome do blues e, também, a Rony Viana em abrir espaço para o gênero na programação da rádio.
O futuro é agora. Todos nós sabemos das dificuldades que é falar de blues no Brasil na mídia convencional (os motivos vamos discutir muito neste blog). E não é só o blues. Veja no que transformaram o samba. Futuro porque está na internet o caminho para todos os marginalizados e alternativos se expressarem sem "autocensura", sim, autocensura. Por mais democráticos e liberais que os donos do poder se auto proclamem, a ditadura financeira sufoca quaisquer tentativa em divulgar aquilo que dizem "não ser um produto comercial". Use-abuse e jogue fora, essa é a fórmula, deles (sic).
Enfim, a Zero Rádio Web dá um passo a frente na busca de um mundo livre, onde não vamos mais ficar sujeitos a engolir aquilo que "dizem" ser o melhor . O melhor é a imaginação, a criatividade. É a paixão que nutrimos à liberdade de expressão e, principalmente, a verdade.
Seja bem-vindo.
O blues vai rolar.
"Pedras que rolam não criam limo"(Muddy Waters).

22 de setembro de 2007

O Blog do Blues com Z

O Blues com Z ( toda segunda, 21 horas na Zero Rádio http://www.zeroradio.com.br/ ), está inaugurando seu blog para aproximar ainda mais os amantes de blues. O Blog, hoje, é uma ferramenta de informação na internet que funciona como uma espécie de diário pessoal, um jornal que trás reflexões, pesquisas e divulgação de todos os assuntos, no nosso caso, o assunto é blues.A linguagem é simples e pretendemos atualizá-lo, na medida do possível, diariamente.Esta ferramenta proporciona, ainda, a sua interação, sua participação com opinião, comentários, críticas e sugestões.
Enfim, o Blog Blues com Z é mais um instrumento para a divulgação e a preservação do blues.

21 de setembro de 2007

Blues Agora é Com Z !

O Blues com Z é o mais novo programa de blues da web. Toda segunda-feira, às 21 horas, com reprise quinta, às 21 na Zero Rádio.
Vai mostrar todos os estilos do blues: suas raízes acústicas, o lado B dos grandes mestres, raridades, o blues elétrico atual e o blues feito no Brasil. Tudo regado a muita informação.
É aberto à participação do internauta com sugestões, críticas e opiniões, através do Mural da Zero Rádio.
Terá também entrevistas com músicos e pessoas ligadas ao assunto.
O programa tem a apresentação e produção de Edu Soliani e Johnny Adriani.
Seja bem-vindo ao Blues com Z, um programa a serviço do blues e na luta para a preservação da música de qualidade.