Agora o Blues com Z é 100% Blues Brasil.
Essa é nossa mais nova iniciativa para divulgar e incentivar o gênero no país.
De Norte a Sul do Brasil o Blues é praticado e estamos abrindo espaço para todo brasuca que queira expressar seu feeling Blues.
Continuamos com os bate-papos. Toda semana um nome ou uma banda nacional para nos contar como é fazer Blues por aqui.
"....O velho Blues não tem formato, nem receira, nem religião,a cor da pele não se mete nisso..."




Seja bem-vindo, o blues vai rolar! E como dizia o mestre Muddy Waters, "pedras que rolam não criam limo".


9 de abril de 2008

Atração - 14/04/2008

ROBERTO TERREMOTO

O Blues com Z de segunda (14/04) vai conversar com ROBERTO TERREMOTO, guitarrista e blogueiro paulistano, que vai nos contar como anda o Blues em Sampa. Vamos ficar sabendo também como um office-boy se tornou blueseiro.
Na seqüência, uma entrevista pontual com TERREMOTO das mais suculentas. Divirta-se!!!!!!!!!!

Blues com Z – Quem é Roberto Terremoto?
Roberto
Tenho 35 anos, sou paulista e criado nas ruas da Mooca.Sou vocalista e guitarrista de Blues, componho e escrevo um blog.Meu apelido Terremoto eu herdei do meu filho Pedro de 4 anos, o grande Terremoto BluesBaby.É, resumindo bem é isso.(Risos)

Blues com Z –-Quando começou a tocar guitarra?
Roberto
Com 12 anos, iniciei minhas aulas de violão, pois eu via meu pai tocando e cantando e de tanto pedir para me deixar tocar, ele me colocou em uma escola de música. Mas com 14 anos eu parei de tocar e abandonei o violão. Aos 18 anos, um amigo me convidou para cantar em um festival na minha escola, e isso foi minha volta à música. Nesse festival eu toquei com uma guitarra emprestada, e depois daquele momento meu objetivo era ter uma. Eu era Office-boy, e eu juntava todos os trocados, andava a pé de um lugar ao outro para guardar o dinheiro da passagem e parei de jogar flipper para não gastar. Depois de cinco meses estava com minha guitarra, na verdade era um cabo de vassoura com cordas, ela era terrível, mas foi a primeira e depois dela tive muitas outras.

Blues com Z – Como apareceu o Blues na sua vida?
Roberto
O Rock surgiu na minha vida muito tarde, praticamente na mesma época que eu comprei minha guitarra e o Blues veio algum tempo depois. Acho que quando eu tinha uns 20 anos, eu estava doente em casa e não fui trabalhar. Estava deitado no sofá de casa e a “Secção da Tarde” ia começar. Ao iniciar o filme, apareceu um cara com um violão batendo na porta de um quarto de hotel, nesse momento tive uma vontade de mudar o canal da TV, mas como na época eu não tinha controle remoto, fiquei com preguiça e resolvi assistir o filme. Mas momentos depois eu estava apaixonado pela trilha sonora e a história do filme (CROSSROADS) .Ao final do filme eu só tinha uma certeza, queria tocar Blues.

Blues com Z – Quem são suas maiores influências e seus Blues favoritos?
Roberto
BB king pois tem uma voz inacreditável e um fraseado maravilhoso, Albert Collins que é simplesmente um deus do Blues, Johnny Whinter pois é um dos melhores com o slide no mundo e Clapton que é um gênio. Esses são os mestres internacionais. No Brasil tenho alguns, como o mestre Celso Blues Boy que dispensa comentários, Marcelo Vera que tem um Slide nervoso, Celso Salim e Décio Caetano que na minha opinião são os melhores guitarrista do Brasil em atividade.

Blues com Z – Fale sobre as bandas que participou.
Roberto
- Minha primeira banda de Blues montei em 2000, com um grande amigo Fabbão(Batera), que hoje está na Garbage Truck. Sem duvida a Jafer Blue foi uma escola, pois eu tocava Rock e achava que sabia tocar Blues, apesar de até hoje não saber, mas enfim, aprendi muito com meu grande amigo Rogério Levatti, que é um guitarrista de blues maravilhoso, e um dos melhores que já vi tocando ao vivo e posso dizer que já vi muita gente tocar, mas infelizmente ele abandonou a música. E também aprendi muito com o gaitista Alex Dupas, ele é um conhecedor do assunto e toca muito. A Jafer Blue acabou em 2004 e depois dela eu e meu amigo Oswaldo “Cachorro Loiro”, formamos a Derivados do Blues e algum tempo mais tarde saímos para nos juntar à Black Coffee Band, que eu abandonei meses depois, mas deixei no meu lugar a melhor vocalista de Blues do Brasil, a magnífica Isabel Tavares. Um ano depois da minha rápida saída do Blues, voltei com a Marafa Blues, uma banda que aprendi, toquei e me diverti muito, mas depois de quase 3 anos com a banda eu sai. Acredito que vamos amadurecendo com o passar do tempo e hoje estou com uma cabeça focada em outros objetivos, quero gravar um trabalho 100% próprio e mostrar que o Blues em português tem futuro no Brasil. Para esse projeto que não tem uma previsão para acontecer, estou montando um time junto com um Guitarrista incrível, Rodrigo Burin, a Many Trouble.

Blues com Z – Fale sobre o Terremoto Blues Blog.
Roberto
Não podemos falar de Blog de Blues sem falar no grande Marcus Mikhail, que tem o melhor blog do gênero no Brasil, o Blues Masters(http://bluesmasters.blogspot.com/), e posso dizer que foi por causa do trabalho dele que coloquei minha vontade de escrever em prática. Como o Blues nacional é minha praia, resolvi escrever sobre as pessoas que fazem o estilo acontecer, dentro e fora dos palcos. A maioria dos entrevistados são pessoas que não tem espaço na midea, mas são mestres e por isso, me sinto na obrigação de mostrá-los ao público.

Blues com Z – O blog é uma ferramenta eficaz para a divulgação do blues?
Roberto
Para divulgar o Blues todos os meios de comunicação são válidos, e o Blog é uma dessas formas. Uso uma ferramenta em meu Blog que me mostra os acessos e as localidades desses acessos, e o bacana é que no início 99% dos visitantes eram de São Paulo, mas hoje tenho acesso da maioria dos estados brasileiros. Posso afirmar uma coisa, em alguns blogs os internautas podem aprender muito, sobre a história e como se tocar o blues, então se os blogs não forem eficazes ao menos são didáticos basta ter vontade de aprender e saber selecionar as informações.

Blues com Z – Vc tem algum projeto voltado para o Blues?
Roberto
Além do Blog e da minha banda, estou compondo algumas letras para a banda Black Coffee, que está preparando um CD próprio. Fora às coisas concretas, estou juntando informações para escrever um livro focado no Blues nacional. Não é uma tarefa muito fácil, pois não sou jornalista e me perco nas minhas idéias, mas prometo que um dia eu chego lá. (Risos)

Blues com Z – Deixe seus contatos e considerações finais.
Roberto
É uma honra estar nas páginas do seu Blog, não tenho palavras para agradecer o convite. Quero aproveitar para dizer aos blueseiroS, que só com a união de todos podemos fazer um movimento forte e respeitável. Tudo tem seu tempo para acontecer e o Blues nunca esteve tão bem quanto agora. E claro, se tiver um tempo visite meu Blog. http://terremotoblues.blogspot.com/

Paz e muito blues.


7 comentários:

Unknown disse...

Fico muito feliz de ver o Terremoto tendo mais espaço para contar sua paixão pela música em especial o blues. E fico mais feliz ainda de saber que o Blues Masters tenha algum peso na iniciativa dele criar um blog. Mesmo com essa influência, roberto criou um blog com sua característica e linguagem e hoje é o melhor veículo sobre músicos brasucas de blues!
Obrigado Roberto pelos elogiose por nos dar também um blog incrível.

Grande abraço!

Marcus Mikhail
www.bluesmasters.blogspot.com

Edu Soliani disse...

É isso, Marcus. Nossas ferramentas a serviço do Blues e mostrando que tem muita gente boa, especialmente o Roberto, envolvida nisso.
Salve o blog BLUES MASTERS, um dos melhores blogs de blues na net.
Salve Roberto, um cara simples e com uma imensa Alma Blues.

Renato Zanata Arnos disse...

Show de bola o enfoque dado pelo Blues com Z nesta entrevista e a trajetória de luta e persistência do entrevistado, só nos ALIMENTA MAIS E MAIS DE VONTADE pra continuar acreditando em dias melhores para todos aqueles que trabalham com o Blues no Brasil.
TERREMOTO DE LUTA! GUERREIRO diante de tantos obstáculos que sabemos bem como são nesse cotidiano aí!
Abração Blues nessa Alma aí Man!

Renato Zanata Arnos disse...

Show de bola o enfoque dado pelo Blues com Z nesta entrevista e a trajetória de luta e persistência do entrevistado, só nos ALIMENTA MAIS E MAIS DE VONTADE pra continuar acreditando em dias melhores para todos aqueles que trabalham com o Blues no Brasil.
TERREMOTO DE LUTA! GUERREIRO diante de tantos obstáculos que sabemos bem como são nesse cotidiano aí!
Abração Blues nessa Alma aí Man!

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Obrigado,

É a única coisa que posso dizer a todos vcs.

Muita Paz e blues !!!!

Edu Soliani disse...

Foi gratificante ter a presença de Roberto Terremoto no Blues com Z.
A participação maciça de pessoas no Chat da Zero, ontem (14/04), demonstrou o quando este blueseiro, com sua história e militância,pode dar novos rumos para o blues feito no Brasil.
Parabéns, Terremoto!
Viva o Blues Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Roberto é um pessoa especial e que foi tocado pela música de forma irreversível (ainda bem hehe).
Além de ser meu amado amigo, é também um importante incentivador e colaborador da Black Coffee.
Acima de tudo, esse cara acredita no Blues, principalmente o blues nacional. Ele luta por isso, e deixa isso claro em seu blog de grande repercussão e qualidade.

Meu querido, obrigada pelos elogios e pelo grande carinho.

Fique em paz e continue na trilha do Blues.

bjs

Isabel
www.blackcoffeeband.com.br