Agora o Blues com Z é 100% Blues Brasil.
Essa é nossa mais nova iniciativa para divulgar e incentivar o gênero no país.
De Norte a Sul do Brasil o Blues é praticado e estamos abrindo espaço para todo brasuca que queira expressar seu feeling Blues.
Continuamos com os bate-papos. Toda semana um nome ou uma banda nacional para nos contar como é fazer Blues por aqui.
"....O velho Blues não tem formato, nem receira, nem religião,a cor da pele não se mete nisso..."




Seja bem-vindo, o blues vai rolar! E como dizia o mestre Muddy Waters, "pedras que rolam não criam limo".


4 de dezembro de 2007

Os Festivais no novo século - 4a Parte



Nos primeiros anos do novo século, os Festivais de Blues no Brasil sairam definitivamente do eixo SP/RIO. Em 2000, foi inaugurado o Festival de Blues & Jazz de Guaramiranga/CE (foto). Guaramiranga é uma pequena cidade serrana, localizada a pouco mais de uma hora (123 km) de Fortaleza, no Maciço de Baturité. A temperatura é amena, constrastando com o calor habitual que faz no Ceará. Na primeira edição estiveram presentes as bandas de Cristiano Pinho, Bedê, Márcio Rezende, Pádua Filho, Danilo, Elismário Pereira, Carlinhos Patriolino, Marcílio Homem, o Grupo Nó da Madeira, escola de música de Guaramiranga, Toninho Horta e o duo de Flávio Guimarães e André Cristovam. Na edição de 2004, a quinta edição foi um marco na história do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. Nomes como o do guitarrista Stanley Jordan e do grupo Without Words, diversificaram ainda mais a sonoridade do evento.
Época de Carnaval em todo Brasil... Mas em Guaramiranga, ao explendor do pôr-do-sol no Pico Alto ou Linha da Serra, com muita boa música, acontece o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga que em 2008, completa sua 9a edição.
Em 2001, a região sul do Brasil também foi invadida por grandes nomes do blues. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba abrigou o Natu Blues Festival. Em 2004, por exemplo, desfilaram por lá o guitarrista e organista Lucky Peterson, o organista Deacon Jones e a guitarrista Debora Coleman .No elenco nacional, estiveram a Natu Nobilis Blues Band (com Paulo Moura e o gaitista do Blues Etílicos, Flávio Guimarães), Sérgio Duarte & Entidade Joe, Big Chico & The Shufflers, Gambona, Blues del Fuego e Carlos May & The Fast Jumpers.
BSB Blues Festival de Brasilia - A primeira edição deste evento aconteceu em 2004. Na edição de 2005 se apresentaram : Manifesto Blues, Oficina Blues de Brasília, Sérgio Duarte & Entidade Joe e Lancaster & Flávio Naves Quartet. A atração internacional foi o tecladista Deacon Jones.
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é apontado pelos críticos como um dos melhores festivais atuais do gênero no país e chegou à quinta edição em 2007. O lugar do evento, atendendo a padrões naturais dignos de um balneário europeu, dona de uma aprazível e bela paisagem composta de praias maravilhosas, ilhas deslumbrantes, restingas, manguezais preservados, enfim, tudo o que a natureza tem de melhor. Este ano, a programação de shows trouxe artistas consagrados como Robben Ford, Roy Rogers, Ravi Coltrane, Soulive, Michael Hill, Stefon Harris; nomes do jazz nacional – Hamilton de Holanda, Naná Vasconcelos, Luciana Souza Duo com Romero Lubambo e Dom Salvador; e do blues brasileiro como Big Gilson. Tudo isso gratuito e ao ar livre, com todos tendo acesso às apresentações.
Mais Nodeste: O Festival Oi Blues By Night, rodou por várias cidades: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Teresina (PI) A produção deste Festival é do baterista pernambucano Giovanni Papaléo e já se encontra em seu quinto ano.
O Circo Voador, no Rio, está de volta e promove (este ano foi a 3a edição)o Festival Nacional de Blues (foto), reunindo artistas consagrados a novos talentos. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Circo Voador e a Arias &Brasil que por duas vezes no passado realizou com grande sucesso este festival, sendo no primeiro o destaque por conta do Blues Etilicos e no segundo, um delírio coletivo com a participação de 4.500 pessoas na noite onde o padrinho foi Buddy Guy.

Por Edu Soliani
Fonte - Internet

Nenhum comentário: