Agora o Blues com Z é 100% Blues Brasil.
Essa é nossa mais nova iniciativa para divulgar e incentivar o gênero no país.
De Norte a Sul do Brasil o Blues é praticado e estamos abrindo espaço para todo brasuca que queira expressar seu feeling Blues.
Continuamos com os bate-papos. Toda semana um nome ou uma banda nacional para nos contar como é fazer Blues por aqui.
"....O velho Blues não tem formato, nem receira, nem religião,a cor da pele não se mete nisso..."




Seja bem-vindo, o blues vai rolar! E como dizia o mestre Muddy Waters, "pedras que rolam não criam limo".


26 de janeiro de 2008

UNIVERSO DO BLUES

Extraída dos folhetins bluesy norte-americanos de diversos autores anônimos, a “Cartilha do Blues”explica de uma maneira bem humorada e atual como é a vida e o comportamento de um autêntico bluesman e até como se compõe um Blues. Mostra que o Blues está vivo e possui hoje características próprias, colidindo de frente aos argumentos usados por aí, que rezam:“O blues está morto e existia quando os caras tinham acabado de sair da escravidão e estavam perdidos num mundo novo onde eles ainda eram escravos.O Blues existiu em certa época, em certo contexto que já foi. Nunca mais ninguém vai fazer blues etc.... Falam ainda que: o que é chamado de blues hoje pode ser algo parecido, inspirado, baseado, cheio de referências. Pode ser a melhor coisa do mundo. Mas não é blues, é rock....a “Cartilha” tenta desmistificar os fatalistas. Indica ainda que o buraco é mais embaixo e que hoje existe uma cultura bluesy viva, no underground mundial, vivendo uma realidade diferente, sim, porém com novos problemas tão tirânicos como os vividos pelos pioneiros, só que agora envolto no brilho superficial dos tempos modernos.

Divirta-se!!!!!!!!!!!!!

1. Os Blues, em sua maioria, começam, ‘’Acordei esta manhã’’
2.“ I got a good woman’’ (“Tenho uma boa mulher”) é um mal jeito de começar o blues, a menos que você insira algo rude na próxima linha como, ‘’Tenho uma boa mulher, com a cara mais malvada da cidade’’.
3. O Blues é simples. Depois que você conseguir a primeira linha certa, repita-a. Então ache algo que rime, como: ‘’Tenho uma boa mulher com a cara mais malvada da cidade. Sim, eu tenho uma boa mulher como a cara mais malvada da cidade.Tem dentes como a Margaret Thatcher, e ela pesa 250 quilos.’’
4. O Blues não é sobre escolha. Você está enfiado num fosso, você está enfiado Num poço. Não tem saída.
5. Carros do Blues: Chevrolets, Fords, Cadillacs e caminhões quebrados. O Blues não anda de Volvos, BMWs, ou veículos de diversão. O meio de transporte do Blues é o Greyhound (equivalente a nossa Cometa), um trem com destino ao Sul. O Blues NUNCA vai no trem com destino ao Norte.Aeronaves a jato e veículos estatais nem estão no movimento. Andar exerce
uma parte principal no estilo de vida do Blues. E também a morte determinada (Fixing to die).
6. Adolescentes não sabem cantar o Blues. Eles ainda não estão com a morte determinada (Fixing to die - Em inglês significa que a pessoa tem um vício ou doença que vai levá-la a morte cedo ou tarde).Adultos cantam o Blues. No Blues a idade adulta significa ser velho o suficiente para ir para a cadeira elétrica.
7. O Blues tem lugar na cidade de Nova York mas não no Havaí ou em qualquer lugar do Canadá. Em Minneapolis ou Seattle, só se estiver deprimido. Chicago, St. Louis e Kansas City são ainda os melhores lugares para ter o Blues. Você não pode ter o Blues em qualquer lugar que não chova.
8. Um homem com calvície bem cuidada não é Blues. Uma mulher mandona é. Quebrar sua perna porque você está esquiando não é o Blues. Quebrar uma perna porque um jacaré a esteja mastigando, é.
9. Você não pode ter o Blues num escritório de luxo ou num shopping. A iluminação (enfoque) está errada (o). Vá para fora num estacionamento ou sente-se na caçamba de lixo.
10. Bons lugares para o Blues: Numa rodovia, cadeia. Maus lugares pra o Blues: Norstrom (empresa corporativa), inauguração de galerias; Instiuições de caridade; campo de golfe.Ninguém vai acreditar que é Blues se você usar um terno, a menos que você seja um velho amarrotado tendo dormido em cima dele por pelo menos 6 meses.
11. Você tem o direito de cantar o Blues? Sim, se: você for mais velho do que desesperado. b. se você for cego; c. se você matou um homem a tiros em Memphis e se o homem em sobreviveu; se você tiver um 401K (espécie de poupança) ou um Fundo de Fideicomisso (espécie de herança).
12. O Blues não é motivo de cor, Trata-se de má sorte. O Tiger Woods (jogador de golfe) não pode cantar o Blues. Sonny Liston (boxeador) poderia. Gente branca feia também tem uma perna no Blues.
13. Se você pedir água e a sua querida lhe der gasolina, é o Blues. Outras bebidas aceitáveis do Blues são: água barrenta, café preto ruim. As seguintes NÃO são bebidas do Blues: Perrier, Chardonnay, Snapple e Slim Fast.
14. A morte de um bluseiro ocorre num motel barato ou numa choupana vagabunda de caçador; esfaqueado nas costas por uma amante ciumenta é um outro jeito de morrer. Também pode-se morrer numa cadeira elétrica, abuso de drogas e, morrer sozinho numa espeluca. Você não pode ter uma morte bluesy durante uma partida de tênis ou enquanto estiver fazendo lipoaspiração.
15. Alguns nomes de Blues para mulheres: Sadie (Tristinha), Big Mama (Mãezona), Bessie (Betinha), Fat River Dumpling (Entulho do Rio Gordo).
16. Alguns nomes de Blues para homens: Joe (Zé). Willie (Guilherme), Little Willie (Guilherminho) d. Big Willie (Guilhermão).
17. Pessoas com nomes como Michelle, Amber, Debbie e Heather não podem cantar o Blues não importa quantos homens elas matem em Memphis.
18. Kit para iniciantes de ’’Crie o seu próprio nome de Blues’’:
a) Nome de uma debilidade física (Cego, Aleijado, Manco, etc)
b) Primeiro nome (veja acima) mais o nome de uma fruta (Limão, Lima, Kiwi, etc)
c) Sobrenome – de um presidente (Jefferson, Johnson, Fillmore etc). Por exemplo: Blind Lime Jefferson, Pegleg Lemon Johnson(Perneta Lemon Johnson) ou Cripple Kiwi Filmore (Kiwi Filmore Aleijado), etc.
19. Eu não me importo quão trágica seja a sua vida: se você possuir até mesmo um computador, você não pode cantar o Blues. Se você estiver lendo isto num computador talvez você não possa cantar o Blues – mas pode com certeza ouvi-lo.
****Agora, vê se vcs começam a tocar e cantar BLUES, rssss. (Johnny Adriani)

Nenhum comentário: