
Em 1990, o 2o Festival de Blues repetiu a dose, trazendo para o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo/SP, figuras como Koko Taylor, Bo Diddley, Magic Slim, John hammond, The Kinsey Report & Big Daddy Kinsey.
Em 1991, é inaugurado o Top Cat Blues Festival (foto) no Rio, projeto de blues de Steve Altit , músico por paixão e técnico de som por formação acadêmica, com as presenças de John Hammond , Sugar Blue, Larry McCray, e Joana Connor . Em 94, o Top Cat é retomado com formato diferente. Foi realizado em cinco semanas diferentes, um artista por semana, dois sets, no Jazzmania (Rio) e Bourbon Street (São Paulo). Teve as presenças de Matt "Guitar" Murphy Rov Rogers, Joe Louis Walker Duke Robillard e Charlie Musselwhite .Este festival teve mais 4 edições 95/96/97/98. com uma infinidade de atrações.
Em Brasilia, 1992, vários nomes nacionais do Blues, entre eles Celso Blues Boy e Nuno Mindelis se reuniram para o 1o Festival de Blues da Capital Federal.
Em 1993, na Praça da Bandeira, centro do Rio de Janeiro, debaixo de muita chuva, que uma pequena multidão de bluseiros se juntou para curtir com a noitada final do 1o Garage Underblues Festival (festival de novas bandas). O evento aconteceu no Bar Garage, reduto dos fanáticos da Harley Davidson. Alí, foram selecionas dezenas de bandas de Blues e a vencedora do festival foi A Carinha da Gaita Blues Band, de Fernando Louzada. Outros participantes como a Lost Ballantynes do gaitista Osema Xavier e a Mr Blues de Vinícios Rocha também foram destaques no evento.
Em 1994. o Circo Voador, na Lapa/Rio trouxe Buddy Guy como atração principal de seu Festival.
Foi então, na década de 90, que o Blues no Brasil tomou forma, corpo e um seguimento voltado para o gênero. O País se tornou rota para os maiores nomes do gênero, conseqüentemente, o surgimento de inúmeras bandas nacionais.
Por Edu Soliani
Fontes: Internet
2 comentários:
Edu, que saudade do festival de 1990. Estive nas duas primerias noites: Magic Slim e Bo Diddley e na segunda Koko Taylor e John Hammond...inesquecível ! Tenho até os canhotos dos ingressos guardados até hj !
gde abraço!
Histórico, Marcão. Tanto o primeiro, em Ribeirão, como neste,nossa paixão se transformou em projeto de vida, né.
Esses canhotos precisam ser emoldurados e eternizados....rsrsrsrsrsr
Postar um comentário