Agora o Blues com Z é 100% Blues Brasil.
Essa é nossa mais nova iniciativa para divulgar e incentivar o gênero no país.
De Norte a Sul do Brasil o Blues é praticado e estamos abrindo espaço para todo brasuca que queira expressar seu feeling Blues.
Continuamos com os bate-papos. Toda semana um nome ou uma banda nacional para nos contar como é fazer Blues por aqui.
"....O velho Blues não tem formato, nem receira, nem religião,a cor da pele não se mete nisso..."




Seja bem-vindo, o blues vai rolar! E como dizia o mestre Muddy Waters, "pedras que rolam não criam limo".


4 de dezembro de 2007

Os Festivais de Blues no Brasil - 2a Parte

Brasil: Rota internacional do Blues
Em 1990, o 2o Festival de Blues repetiu a dose, trazendo para o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo/SP, figuras como Koko Taylor, Bo Diddley, Magic Slim, John hammond, The Kinsey Report & Big Daddy Kinsey.
Em 1991, é inaugurado o Top Cat Blues Festival (foto) no Rio, projeto de blues de Steve Altit , músico por paixão e técnico de som por formação acadêmica, com as presenças de John Hammond , Sugar Blue, Larry McCray, e Joana Connor . Em 94, o Top Cat é retomado com formato diferente. Foi realizado em cinco semanas diferentes, um artista por semana, dois sets, no Jazzmania (Rio) e Bourbon Street (São Paulo). Teve as presenças de Matt "Guitar" Murphy Rov Rogers, Joe Louis Walker Duke Robillard e Charlie Musselwhite .Este festival teve mais 4 edições 95/96/97/98. com uma infinidade de atrações.
Em Brasilia, 1992, vários nomes nacionais do Blues, entre eles Celso Blues Boy e Nuno Mindelis se reuniram para o 1o Festival de Blues da Capital Federal.
Em 1993, na Praça da Bandeira, centro do Rio de Janeiro, debaixo de muita chuva, que uma pequena multidão de bluseiros se juntou para curtir com a noitada final do 1o Garage Underblues Festival (festival de novas bandas). O evento aconteceu no Bar Garage, reduto dos fanáticos da Harley Davidson. Alí, foram selecionas dezenas de bandas de Blues e a vencedora do festival foi A Carinha da Gaita Blues Band, de Fernando Louzada. Outros participantes como a Lost Ballantynes do gaitista Osema Xavier e a Mr Blues de Vinícios Rocha também foram destaques no evento.
Em 1994. o Circo Voador, na Lapa/Rio trouxe Buddy Guy como atração principal de seu Festival.
Foi então, na década de 90, que o Blues no Brasil tomou forma, corpo e um seguimento voltado para o gênero. O País se tornou rota para os maiores nomes do gênero, conseqüentemente, o surgimento de inúmeras bandas nacionais.

Por Edu Soliani
Fontes: Internet


2 comentários:

Unknown disse...

Edu, que saudade do festival de 1990. Estive nas duas primerias noites: Magic Slim e Bo Diddley e na segunda Koko Taylor e John Hammond...inesquecível ! Tenho até os canhotos dos ingressos guardados até hj !

gde abraço!

Edu Soliani disse...

Histórico, Marcão. Tanto o primeiro, em Ribeirão, como neste,nossa paixão se transformou em projeto de vida, né.
Esses canhotos precisam ser emoldurados e eternizados....rsrsrsrsrsr